Sinopse: Baseado em fatos reais, Argentina, 1985 se inspira na história de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe processam militares da ditadura argentina, mais conhecida como Julgamento das Juntas. O processo começou pouco tempo antes do começo do julgamento, quando dois promotores começam a pesquisar e julgar as cabeças da Ditadura Militar Argentina. Strassera e Ocampo enfrentam-se à influência das pressões políticas e militares e reúnem a uma equipa legal de advogados para levar a cabo o julgamento das juntas. O Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começando em 22 de abril de 1985, o julgamento durou muito tempo, cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas que viram o chamado “causa 13”. No final, 709 casos foram julgados e sentenciados pelos juízes León Arslanian, Ricardo Gil Lavedra, Jorge Torlasco, Andrés D’Alessio, Guillermo Ledesma e Jorge Valerga Aráoz.
Essa é a história de Argentina 1985.
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e vencedor nesta categoria em diversos Festivais e Premiações ao longo do planeta, o longa de Santiago Mitre pode dar a terceira estatueta dourada para a Argentina {o primeiro foi em 1986 com A História Oficial, de Luis Puenzo; e em 2010 com O Segredo de Seus Olhos, de Juan José Campanella}.
O que eu achei??
Preciso avisar que esta resenha é absolutamente parcial. Mais parcial do que as outras. Isso porque Ricardo Darín é um dos meus atores preferidos no mundo. E isso pode parecer, mas não é exagero.
Vamos ao filme. Que, sim, é estrelado por Darín – assim como o Segredo de Seus Olhos, já citado acima.
Em tempos de ebulição política mundial, Argentina 1985 é um filme de suma importância. Independente da sua posição, Direita ou Esquerda, este longa traz uma verdade dura – a Ditadura argentina -, e um fato heróico – o julgamento.
Esta é uma obra escura, quase sombria, porém extremamente dinâmica. Arrebatadora.
Além de Darín, todo o elenco corresponde muito bem ao objetivo de contar uma história tão forte. Destaque para Peter Lanzani.
Santiago Mitre sabe o que tem nas mãos: uma trama eletrizante, atores competentes, e um mundo que precisa de impacto.
Alcança sua meta com louvor.
Argentina 1985 estreou na 79ª edição Festival Internacional de Cinema de Veneza, e desde então tem conquistado o globo.
Sim, é impossível não lembrar do Julgamento em Nuremberg {1961 e 2000}, até porque o caso é citado no longa argentino.
Além de protagonista, Ricardo Darín também é um dos produtores deste filme – e já trabalhou com Santiago Mitre outras vezes {se quiser resenha das outras obras, deixe nos Comentários}.
O Oscar está garantido?! Não. Os outros indicados na categoria também têm muitos méritos, especialmente Nade de Novo no Front {Alemanha}.
O resultado vem neste domingo.
Argentina 1985 está disponível na Amazon Prime Vídeo Brasil.
Beijinhos e até a próxima,