Sinopse: Em Os Fabelmans, o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver “O Maior Espetáculo da Terra”. Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos. Os Fabelmans é uma história vagamente baseada na própria infância do diretor Steven Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história.
Essa é a história de Os Fabelmans.
O filme mais autoral de Steven Spielberg está indicado a oito categorias no Oscar 2023 – Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Atriz para Michelle Williams, Ator Coadjuvante para Judd Hirsch, Trilha Sonora assinada por John Williams, e Design de Produção.
O que eu achei??
Como trabalho com arte há muitos anos, assistindo desde lançamentos a clássicos, mantenho como meu filme predileto Dirty Dancing – Ritmo Quente. É uma forma de não precisar classificar verdadeiras obras-primas das quais desfruto semanalmente.
No entanto, Os Fabelmans rompeu essa barreira e entrou no meu Top 5.
Já na entrada do cinema, a imagem de Steven Spielberg nos dando as boas vindas dá aquele quentinho no coração, sabe?! Não se trata de qualquer um: Spielberg é um dos maiores artistas da História. Ganhador de centenas de prêmios, incluindo alguns Oscars.
Com gravações iniciadas durante a pandemia do Covid, Os Fabelmans nos faz mergulhar – por vezes suavemente, por outras com mais intensidade – no universo de um garoto que… tornou-se Steven Spielberg.
Como diz o título, Spielberg é o Fabel Man – o homem da fábula.
O Diretor escolheu um elenco de primeira categoria, dando mais uma indicação de Melhor Atriz para Michelle Williams.
Sinceramente, acho que Os Fabelmans não deveria concorrer a prêmios – mesmo tendo ganhado diversos. Deveria estar acima, como uma homenagem do cinema a uma das pessoas mais importantes dessa indústria. Merece ser au concours.
Assista. De coração aberto. De alma livre. Permita-se envolver nessa fábula…
Beijinhos e até a próxima,